Quanto mais refletimos a respeito das novas complexidades dos negócios, novas tecnologias e competitividade do mercado, mais o tema Responsabilidade Social Corporativa (RSC) deve ser evidenciado. Afinal, não se trata apenas de uma iniciativa importante para o desenvolvimento dos negócios, mas também uma maneira de estabelecer relações de maior valor com os principais stakeholders.
A questão influencia inclusive na imagem da organização diante do consumidor final. Um estudo da Capgemini Research Institute revela que 79% dos consumidores têm como critério para suas compras a responsabilidade social, inclusão e impacto ambiental das marcas.
Outro estudo elaborado pela Nielsen aponta que, cada vez mais, os consumidores da chamada geração Z realizam atividades que se preocupam com questões socioambientais no dia a dia. Além, claro, esperam que seus fornecedores também demonstrem preocupação com o futuro.
É a capacidade de uma empresa e suas lideranças adaptarem-se às complexidades do mundo que permitirá o sucesso a médio e longo prazo. Ou seja, um negócio que não está atento às crescentes disparidades sociais no entorno da sua região de atuação, ou não compreende o compromisso que deve assumir com a sociedade, tende a não sobreviver no mercado.
Responsabilidade Social Corporativa: o S em ESG
Falar em Responsabilidade Social Corporativa está alinhado a um assunto que vem ganhando destaque nos últimos tempos: ESG. Contextualizando, essas três letras representam as palavras: Environmental, Social e Corporate Governance — traduzindo para o português Ambiental, Social e Governança.
Compreendendo que todo tipo de negócio gera algum tipo de impacto ao seu redor, o ESG coloca em foco os três assuntos da sigla para que as organizações se preocupem em gerar impacto positivo — ou atue de forma que os impactos negativos sejam mitigados ao máximo. A iniciativa está diretamente associada ao sucesso dos negócios.
A seguir, entenda melhor sobre o conceito de Responsabilidade Social Corporativa.
Entenda o que é Responsabilidade Social Corporativa
O conceito de Responsabilidade Social Corporativa é bastante complexo e variado, podendo agregar significados diferentes dependendo do contexto. De qualquer forma, precisamos compreender que o tema perpassa por diversas questões:
- Relações entre clientes e fornecedores;
- Satisfação com o usuário;
- Desenvolvimento da comunidade ao entorno;
- Investimento em tecnologia;
- Não discriminação de gêneros, raça, preferências sexuais, religiosas, dentro outros;
- Desenvolvimento profissional.
E a lista segue. E quanto maior a preocupação de uma organização com relação aos assuntos ligados à Responsabilidade Social Corporativa, mais maturidade a empresa demonstra com relação a temas importantes ligados à sustentabilidade socioambiental. Isso porque, representa que se compreende o compromisso com a ideia de organização como conjunto de pessoas que interagem com a sociedade. Podemos dizer, assim, que a Responsabilidade Social Corporativa está estritamente ligada ao tipo de relacionamento que uma organização possui com os seus interlocutores.
Sendo assim, a organização assume a responsabilidade com todas as pessoas envolvidas e impactadas de alguma forma com o negócio, e, consciente do seu papel, adota uma postura com maior responsabilidade social em todas as suas ações e na própria cultura organizacional.
Importante ressaltar também que a Responsabilidade Social Corporativa ocorre apenas quando tais medidas geram impacto direto na receita e resultados da empresa como um todo.
Por que sua organização deve se comprometer com a Responsabilidade Social Corporativa
Compreendendo o envolvimento que diferentes partes possuem em uma empresa bem sucedida, preocupar-se com a responsabilidade social tanto no âmbito interno de seu negócio, quanto no externo é o que gera a sinergia necessária para seu desempenho, regional e global. Além do fato do compromisso com o tema atender diferentes necessidades de todas as pessoas envolvidas e impactadas pela empresa.
Comprometer-se com a responsabilidade social auxilia nas métricas e princípios do ESG. Como vivemos em um mundo globalizado e articulado, adotar as práticas de ESG significa contribuir com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU.
A longo prazo, um empreendedor que está atento a esses assuntos garante a continuidade e sustentabilidade de seu próprio negócio, assim como impacta positivamente a sociedade como um todo.
Princípios básicos para adotar a Responsabilidade Social Corporativa
Primeiramente falemos da transparência. Ela é a base de toda empresa, em qualquer segmento, quando falamos em responsabilidade corporativa. As partes impactadas pelo seu negócio terem acesso à informação é essencial para a sustentabilidade de qualquer negócio.
Nesse caso, a comunicação clara e assertiva faz-se necessário tanto externamente, para que o mundo ao redor saiba o que vem sendo feito, quanto internamente com os colaboradores, para que todos sintam-se parte de todo impacto positivo gerado pela organização.
Outro fator, bastante similar à transparência e de extrema importância é a verificabilidade. Isso significa que a empresa, ao ser auditada por qualquer cidadão, governo ou possível investidor, conseguirá comprovar suas atuações socialmente responsáveis.
A Responsabilidade Social Corporativa tem a ver, também, com estabelecida imagem e o reconhecimento da natureza social das organizações como valor que prevalece sobre qualquer outra consideração do tipo econômico ou técnico.
Além disso, está diretamente ligada à ideia de uma gestão participativa que procura melhoria contínua. Dessa forma, comprova-se que o negócio se constrói preocupando-se em assegurar a viabilidade do projeto empresarial a longo prazo, promovendo uma relação simbólica com o entorno social e com o meio ambiente.
Segundo o economista Jacques Demajorovic, “A noção de desenvolvimento sustentável implica a necessária redefinição das relações sociedade humana-natureza e, portanto, em uma mudança substancial do próprio processo civilizatório”.
E os benefícios para a sociedade quando as empresas passam a adotar a Responsabilidade Social Corporativa são inúmeros. E os benefícios para a própria empresa, também são vários:
- O assunto atrai cada vez mais investidores, clientes e colaboradores; afinal, a empresa passa a ser vista como ‘cidadã’;
- Competitivamente, o negócio preocupado com tais questões sai na frente de seus concorrentes, uma vez que além de tudo, a responsabilidade gera mais sustentabilidade para uma marca;
- Contribuição para redução do impacto socioambiental, reforçando o compromisso com a sociedade e gerando ainda mais credibilidade aos negócios.
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