Cultura organizacional e liderança: qual o papel do líder na cultura da empresa?

Cultura Organizacional

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Para criar empresas mais inovadoras é essencial investir em cultura organizacional e liderança. Isso porque a adaptação das organizações à transformação digital e a outros tipos de mudanças acontecem com cada vez mais frequência e rapidez na sociedade. Portanto, cada exigência de movimento diferente passa por novas posturas e modos de pensar e fazer. 

Assim, soma-se a isso o desenvolvimento das lideranças para conduzir todas as transformações que estão por vir, tanto no dia a dia das empresas quanto no cotidiano dos clientes e colaboradores.

E é claro que a cultura da inovação está em pauta há tempos, afinal com o avanço da tecnologia foi necessário repensar as organizações frente aos efeitos da disrupção digital. 

Os números estão em vários relatórios especializados, como o da Real World Leadership, realizada pelo Korn Ferry Institute que afirma que 72% dos executivos entrevistados dizem que a cultura é extremamente importante para o desempenho organizacional.

Em um momento de muitas transformações, cultura organizacional e liderança dão o norte para o negócio. Esse caminhar lado a lado, possibilita que executivos, líderes e colaboradores permaneçam alinhados, caminhando rumo ao crescimento.

Portanto, o artigo de hoje apresenta qual é a relação entre cultura organizacional e liderança e como o desenvolvimento do líder pode impulsionar a transformação e o crescimento da organização por meio de uma liderança de resultados. E também destacamos alguns pontos que devem ser evitados nessa trajetória. 

A relação entre cultura e liderança nas empresas

A cultura organizacional é composta por uma série de aspectos que envolvem a empresa, desde a missão, visão e valores até a forma como tudo isso é entendido e praticado por todas as pessoas que ali trabalham. 

Cabe ao líder engajar e inspirar outras pessoas que compõe o seu time.

Richard Barrett, um dos principais especialistas em cultura e valores nos negócios e na sociedade, afirmou durante entrevista que quando os líderes se importam com os funcionários, estes também se importarão com as lideranças. E assim, virão trabalhar com mais paixão, comprometimento e lealdade. 

Portanto, segundo o autor, “importar-se com as necessidades de seus funcionários é fundamental para criar uma cultura positiva e, portanto, um impacto positivo na sociedade do seu país.”. 

Alinhado a essa ideia, Barrett também destacou a característica fundamental de um líder do futuro. “Os líderes do futuro terão uma coisa em comum: eles não trabalharão apenas para serem os melhores do mundo, eles trabalharão para serem os melhores para o mundo!”. 

Qual é o papel da liderança na cultura organizacional?

Lideranças não são responsáveis isoladas e não conseguem atingir resultados sem que suas equipes trabalhem com o mesmo objetivo. No entanto, é inegável a importância que esta tem em consolidar a cultura da empresa. 

Sendo assim, o papel da liderança na cultura organizacional é o de, por meio de suas ideias e atitudes, influenciar, direcionar, gerenciar e colaborar com as pessoas que ela lidera. Fazendo assim com que todos trabalhem em prol de um objetivo comum. 

É importante que o líder reconheça a importância da cultura organizacional inovadora e, de fato, proporcione uma construção coletiva baseada no diálogo com a equipe. 

Ouvir as pessoas para entender quais são as suas necessidades é fundamental para construir uma cultura organizacional e liderança fortes.

Os pilares do desenvolvimento de uma liderança

Levar o contexto em consideração

O desenvolvimento deve sempre considerar o momento e as atuais questões da empresa.

Buscar o desenvolvimento completo

As forças e motivações individuais devem ser combinadas às necessidades organizacionais, alinhando os valores, as crenças e a personalidade da pessoa à nova cultura.

Tratar o desenvolvimento como uma jornada

Não basta oferecer uma palestra no meio do ano. É importante construir uma história repleta de experiências e desenvolvimento reunidas de maneira convincente. Assim, os líderes se capacitarão e visualizarão uma jornada com começo, meio e fim. 

Ter o propósito bem definido

É fato que as pessoas costumam se inspirar quando há mais de um objetivo a ser seguido, mas é preciso que haja um propósito. Ou seja, o valor entregue para o cliente final é o que motiva um time. 

Deixando o propósito bem claro, a liderança estará pronta para promover a transformação cultural.

Ainda de acordo com o estudo do Korn Ferry Institute, as três principais estratégias que devem ser utilizadas na preparação desta liderança inovadora são:

  • Comunicação;
  • Desenvolvimento de liderança;
  • Incorporação da mudança cultural no objetivo de gerenciamento.

O que é liderança transformacional?

No artigo “Tipos de liderança: qual líder promoverá a transformação cultural?” é explicado que uma pessoa que pratique uma liderança carismática, por exemplo, não precisa mudar sua forma de ser. Contudo, pode e deve incorporar elementos das lideranças que promovem inovação em sua rotina. 

Como característica comum de todas as lideranças que visam a inovação nas empresas, temos o intuito de substituir as práticas de comando e controle, por uma gestão mais flexível e fluida. 

Ou seja, com menos microgerenciamento e conferência de mais liberdade para o autogerenciamento na equipe. Alinhada a esse conceito, temos a liderança transformacional. 

A liderança transformacional é a gestão focada nas pessoas, indo além de resultados quantitativos. Líderes transformacionais buscam: 

  • inspirar pelo exemplo; 
  • valorizam e estimulam atividades intelectuais das pessoas da equipe; 
  • consideram as características individuais na distribuição de tarefas;
  • querem criar um ambiente de colaboração mútua.   

O conceito de liderança transformacional foi criado em 1973, pelo sociólogo James V. Downton. E novamente difundido e trabalhado por James MacGregor Burns em 1978. 

De lá para cá, o que conhecemos como “ideal de líder”, ou seja, um perfil fora dos padrões rígidos de “eu mando, você obedece” tem muito a ver com essa definição de liderança transformacional. Mais tarde, novas maneiras de liderança foram estudadas e desenvolvidas. 

Assim, cultura organizacional e liderança acabam sendo partes de um mesmo laço. Ambas se desenvolvem a partir uma da outra. Ou seja, a liderança caminha em conformidade com a cultura organizacional, mas também consegue modificá-la. E a cultura organizacional se consolida a partir das ações da liderança. 

Cultura organizacional e liderança: 5 erros que devem ser evitados

1. Não aproveitar as experiências

É importante que as lideranças sejam capacitadas também olhando para o passado, de modo a não repetir os mesmos erros. Afinal, ser resistente às mudanças e persistir em modelos antigos não é saudável para os negócios, seja em termos financeiros ou quando falamos da reputação no mercado.

2. Não se adaptar às mudanças

Outra situação que é bastante comum aos líderes (e que está relacionada ao item anterior) é liderar uma organização inovadora como se fosse uma empresa tradicional. Nessa situação, é fundamental desenvolver líderes capazes de impulsionar a inovação, criando uma cultura colaborativa e orientada para o desempenho. 

O desenvolvimento da liderança pode ajudar a transformar a organização rapidamente e criar um ambiente que fomente a inovação e a criatividade.

3. Falta de comunicação

A mudança da cultura organizacional e liderança deve sempre ser bem comunicada. Isso refletirá no nível de colaboração e no desempenho da equipe e, consecutivamente, no desenvolvimento da empresa como um todo. 

Com a consolidação dos trabalhos remoto e híbrido, ter um diálogo aberto e desenvolver a empatia com os colaboradores é ainda mais essencial do que antes.

4. Expectativas irreais

Outro ponto importante que a liderança precisa ter em mente sobre a cultura organizacional, é que a mudança não acontece da noite para o dia. 

Após ser pensada e apresentada aos colaboradores, é fundamental trabalhar a implementação aos poucos, deixando bem claro os passos que serão seguidos até que o objetivo seja alcançado.

5. Não dar o exemplo

Será por meio das suas ações, comunicações e valores incorporados, que as lideranças darão o exemplo a ser seguido pelos demais. Caso não o faça, é normal que a mudança não aconteça conforme se esperava.

Podemos dizer que não é possível mudar uma cultura organizacional e liderança sem capacitar as pessoas. E a impossibilidade vem do fato de que um dos papéis da liderança é criar uma cultura organizacional envolvente e que impacte a equipe.

Você quer ter uma equipe capacitada para agir mesmo nas adversidades causadas pelas transformações pelas quais passamos? Comece a refletir sobre cultura organizacional e liderança no seu negócio. Busque informações, considere a promoção de capacitações na empresa e leia mais sobre o assunto. 

No livro Liderança para a inovação eu dou mais detalhes sobre essa condução das lideranças para uma transformação de cultura dentro das empresas. 

Aproveite e acesse outros artigos disponíveis aqui no site. 

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