Como lidar com opiniões diferentes no ambiente de trabalho?

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Lidar com opiniões diferentes tem sido motivo de pesquisa e uma preocupação constante do departamento de gente. Isso porque, pedir ajuda, compartilhar sugestões em canais informais e até mesmo contestar o status quo sem ter medo de sofrer consequências negativas são pilares fundamentais para a segurança psicológica da equipe.

Não precisamos dizer que a segurança psicológica é fundamental para a felicidade dos colaboradores. Além disso, contribui para o engajamento de pares e reduz a taxa de rotatividade. Mas você sabia que poucos líderes contam com as habilidades necessárias para criar esse clima positivo?

Quem traz os dados é a consultoria Mckinsey que mostrou ainda que as empresas que investem em formação de liderança têm mais chances de criar ambientes corporativos com segurança psicológica. Da mesma forma, 64% das pessoas colaboradoras que trabalham com esses líderes são avaliadas como mais inclusivas.

O estudo ressalta ainda que existem quatro tipos de liderança: a autoritária, a consultiva, a de suporte e a liderança desafiadora. As lideranças autoritárias, que também são conhecidas pelo comando e controle, têm menos chances de promover a segurança psicológica, justamente por não terem habilidades de acolher opiniões diferentes.

Já a liderança inclusiva, mantém o diálogo aberto, conta com humildade situacional, tem maior consciência cultural e está mais disposta a aceitar opiniões divergentes sem prejudicar o bem-estar da equipe. Dessa forma, podemos dizer que esse tipo de liderança também é inovadora, conta com mindset ágil e têm mais chances de trabalhar com profissionais do futuro.

Equipes diversas com opiniões diferentes tendem a ser mais inovadoras

Lidar com equipes homogêneas pode ser mais harmonioso, pois todas as pessoas envolvidas funcionam basicamente da mesma forma, provocando um desenvolvimento do time mais superficial. Mas nem sempre o mais fácil é o que gera mais resultados para os negócios, não é mesmo?

Por outro lado, as equipes heterogêneas contam com pessoas plurais, que emitem opiniões diferentes, questionam o status quo e trazem mais desafios para a liderança. É importante ressaltar ainda que equipes diversas contam com pessoas de diferentes credos, culturas e experiências pessoais, é justamente essa pluralidade que fomenta a inovação e criatividade, além de contribuir para a entrega de valor para o cliente final.

Contudo, quando se fala de gente, há também conflitos. Afinal, as pessoas chegam no ambiente de trabalho com seus vieses inconscientes, com suas experiências profissionais positivas e negativas, como lidar com possíveis conflitos?

Inclusive, opiniões diferentes são amplamente tratadas pelo Design Thinking. Quando aplicada essa técnica, nota-se diferenças nos resultados: situações completamente ricas por conta das divergências e menos ricas, pela similaridade de opinião entre seus participantes.

Respeitar opiniões diferentes das nossas e ter a nossa própria opinião respeitada é fundamental para promover a segurança psicológica no ambiente de trabalho. Confira algumas dicas para gerenciar esses possíveis conflitos:

Liderança inovadora é também é sobre autoconhecimento

A frase do filósofo Sócrates: conhece-te a ti mesmo, refere-se ao autoconhecimento e por isso, é relevante tratarmos sob uma perspectiva de mudança de hábitos e reconstrução incessantemente de si mesmo.

Quando olhamos para nós, percebemos que algumas atitudes e experiências são frutos apenas de nossas escolhas. Por isso, vale compreender que todas as pessoas também estão em processos individuais.

Melhore a comunicação para acolher opiniões diferentes

É essencial manter uma boa comunicação e convivência no ambiente de trabalho, principalmente por conta das novas modalidades, como o trabalho híbrido e o formato anywhere.

Os modelo híbrido e remoto oferecem muitos desafios acerca da comunicação, pois os momentos de interações espontâneas são menos frequentes, portanto, podem dificultar a resolução de problemas. Dessa forma, é fundamental manter um ambiente no qual as pessoas conheçam os processos, tenham acesso às informações e ferramentas, mas também participem de momentos de descontração para boa convivência com os pares.

Outro ponto importante é definir quais são os canais de comunicação oficial. Isso facilita, por exemplo, que as pessoas utilizem essas ferramentas para entrar em discussões improdutivas em temas polêmicas.

Invista em um ambiente não apenas diverso, mas também inclusivo

As empresas estão cada vez mais interessadas em adotar políticas de diversidade, equidade e inclusão (DEI), com o objetivo de reduzir distâncias entre pessoas e também colher os benefícios de equipes diversas para a inovação.

Políticas de DEI dão suporte a grupos diversificados de pessoas que trabalham em uma organização, promovendo a representação igualitária de pessoas de diferentes raças, religiões, sexos e orientações sexuais. 

Lembre-se que não basta contratar a diversidade se não forem criadas políticas de inclusão e igualdade de direitos, as pessoas precisam se sentir parte para que a inovação exista. Uma comunicação assertiva, feedbacks constantes e regras claras sobre planos de cargos e salários também são peças-chave para garantir a segurança psicológica nas empresas.

Estimule o trabalho em equipe

Quanto maior é a equipe, maiores são os pontos de contato e a necessidade de interação interpessoal. Estimular essas interações, faz com que mesmo com ideias divergentes, as pessoas colaboradoras se expressem e contribuam com bons resultados.

É importante implementar estratégias e utilizar ferramentas que provoquem agilidade, inovação, criatividade e dinamismo nas atividades da organização, promovendo a gestão de equipes que trabalham de qualquer lugar e de forma conjunta.

Dessa forma, é possível desencadear uma série de atitudes que expressam respeito, harmonia e inclusão. Um ambiente em que a diversidade é respeitada, há muito mais chances de crescimento individual e coletivo.

Quer saber mais sobre as habilidades fundamentais para que os líderes consigam gerenciar e acolher opiniões diferentes?  Leia o artigo: liderança inovadora em tempos de trabalho híbrido

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